Custos Logísticos
Renata Elaine Bassi
Custos Logísticos
Logística
1º semestre – Tarde
Logística
Professora Marly Cavalcante
São Paulo.
2014.
Sumário
Logística
Segundo o Concil of Logistic Manangement (1996), a logística pode ser definida como o processo de planejar, programar e controlar o fluxo e o armazenamento, eficiente capaz em termos de custos, de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e as informações correlatadas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer às exigências dos clientes.
Evolução da Logística com foco nos custos
Até 1950 o foco da maioria das empresas estava nas atividades de marketing e as funções logísticas estavam dispersas entre os diversos departamentos da empresa. Nessa fase o custo logístico não era nitidamente evidenciado.
De 1950 a 1960 as empresas passaram a criar cargos específicos para controlar o fluxo de materiais e transportes. O campo da logística apresentava o transporte aéreo na distribuição física. Apesar do alto custo, esse transporte poderia ser compensado com a redução dos custos de estoques e armazenagem.
De 1960 a 1970 o conceito de balanceamento dos custos logísticos entre os custos de transportes e armazenagem/movimentação levou à percepção de que existe uma estreita interligação entre os custos.
1970 a 1980 houve a integração entre todas as áreas da empresa por intermédio de uma estrutura de armazenagem e distribuição eficiente o que trouxe a redução de custos.
1980 até hoje a logística é a integração entre os diferentes elos da cadeia de suprimentos. A utilização de tecnologia de informação e a preocupação com o meio ambiente fez surgir a “Logística Verde” que nada mais é integrar de maneira sustentável os três pilares: econômico/financeiro, social e meio ambiente. Processos Logísticos
A Logística de abastecimento engloba atividades como colocar os materiais e componentes