resumos sistema nervoso
O encéfalo é subdividido em três estruturas: o cérebro (telencéfalo e o diencéfalo), cerebelo e o tronco encefálico situado entre a medula e o diencéfalo e é subdividido em mesencéfalo, ponte e bulbo. Sistema Nervoso Periférico - É formado pelos nervos espinhais e cranianos, gânglios, terminais sensitivos e motores que colhem informações sensoriais para o SNC e a partir deste, enviam mensagens aos órgãos efetuadores.
O SN inclui os Sistemas Sensorial e Motor interconectados por mecanismos integrativos complexos.
O neurônio consiste de um corpo celular (soma), vários dendritos e um único axônio.
As mensagens sensoriais são processadas e integradas com a informação armazenada em várias agrupamentos de neurônios, os sinais resultantes podem ser utilizados para gerar uma resposta motora adequada. Os sinais trafegam ao longo de nervos periféricos para alcançar a medula espinal, sendo transmitido para o cérebro.
Motores (eferentes): controlam órgãos efetores, é responsável pelo controle de várias atividades corporais, como a contração dos músculos e a secreção das glândulas exócrinas e endócrinas.
Sensoriais (aferentes): recebem estímulos do organismo ou do ambiente.
Interneurônios: estabelecem conexões entre outros neurônios, formando circuitos complexos.
FUNCIONAMENTO DO SISTEMA NERVOSO - baseia-se em INTERAÇÕES que ocorrem entre neurônios em junções especializadas chamadas de SINAPSE.
Como ocorre a sinapse? Um axônio forma uma série de ramos que exibem pequenas regiões dilatadas denominadas terminal sináptico que contêm uma diversidade de organelas, incluindo numerosas mitocôndrias, além de vesículas sinápticas, as quais contém moléculas de um agente químico neurotransmissor. Quando liberado pela terminação do axônio, esse agente transmissor se liga aos receptores no neurônio pós-sináptico e altera a permeabilidade de sua membrana