Resumo
Modalidade: Técnico________________________________________________
Curso: Técnico em Mecânica___________________________________
Atividade: Resumo livro “A arte da guerra”
Data: 31/08/2015
Valor:
Pontos obtidos:
Componente Curricular:
Turma: 203
Nome do Instrutor: Lílian Gibram
Nome do Aluno: Bruno Saldanha Santos
Resumo “A arte da Guerra”
Para Sun Tzu a guerra é de grande importância para o Estado, é o caminho para a vida ou para a morte, pela sobrevivência ou desgraça total do Estado.
Para que não ocorram desastres, devem-se analisar cinco fatores principais seus e do inimigo, que são: caminho, clima, terreno, comando e doutrina. O conhecimento desses fatores pode levar um exército à vitória e o desconhecimento à ruína, assim podemos dizer que são as equipes de alta performance, pois para alcançar um objetivo deve conhecer para onde está indo, o que o espera e como será feito.
Também deve ser feito uma análise sobre as equipes inimigas, tornando-as vulneráveis, pois se elas forem orgulhosas deve-se fazer alguma provocação, se forem humildes deve-se torná-las arrogantes, se estiverem descansadas deve-se desgastá-las e se estiverem unidas deve-se provocar intriga entre seus membros.
Uma batalha só é vencida se sua equipe estiver bem equipada, portanto, perderá aquela que deixar faltar recursos. Em todas as operações procure uma vitória rápida, para que não lhe falte nenhum recurso, pois se isso acontecer terá uma equipe cansada, desgastada e desmotivada.
Sun Tzu disse que a supremacia de uma guerra é vencê-la sem ter a necessidade de combater, ou seja, antes de ir para combate devem-se destruir as estratégias do inimigo e obrigá-lo a rendição, esta é a primeira melhor política. A segunda melhor política é destruir as suas alianças, e a pior de todas é ir para o combate direto. O líder é o ponto de equilíbrio de uma equipe, ou seja, se o líder for forte a equipe será poderosa, se ele for