Resumo
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA – INSTITUTO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM II
Professor: Ruben Nascimento
Aluna: Thais Munique Guimarães Silva Coelho 11411PSI040
Resumo: “A prática neuropsicológica fundamentada em Luria e Vygotsky”
Capítulo 1: Características psicofisiológicas do desenvolvimento mental das crianças
A questão da morfogênese
O sistema nervoso é encarregado pelo desenvolvimento do organismo, ele determina os genes e a condição em que tal organismo deve se desenvolver. Há nesse sistema o cérebro, com toda sua complexidade, que é responsável por tudo.
O cérebro é constituído por departamentos que desempenham funções distintas, e conforme ocorre o desenvolvimento do organismo ele também se desenvolve. Esse desenvolvimento cerebral é mais rápido em crianças e atinge sua maturidade após os 18-20 anos de vida.
Entre os 6-7 anos de vida ocorre a maturação de várias estruturas, como a zona primária do córtex, as áreas associativas, o lobo temporal, a área parietal inferior, a área frontal e as áreas motoras.
O tempo de desenvolvimento das regiões do cérebro é diferente, as áreas sensoriais, que agem no processo de informações, se desenvolvem mais cedo, as áreas associativas, responsáveis pela interação entre os sistemas, se desenvolvem mais tarde, e o processo mais lento se dá nas estruturas frontais que são responsáveis pela regulação voluntária da atividade mental.
Operações conjuntas de áreas distintas do cérebro que tem sua integração são necessárias para o desenvolvimento normal em diferentes períodos etários.
A questão da gênese funcional
Juntamente à formação dos processos tratados anteriormente, os órgãos funcionais da mente também são formados constituindo a base fisiológica anatômica das funções mentais.
Segundo Luria, durante o desenvolvimento ocorrem mudanças nas estruturas cerebrais e no modo como elas se associam na realização de uma mesma atividade diferentes idades e esse princípio é