Resumo
A análise das peças contábeis é de grande importância na tomada de decisão gerencial, bem como servirá de base para credores e investidores, muito mais pela interpretação dos indicadores resultantes ou aplicações de fórmulas matemáticas que pelos números resultantes dessas contas.
O Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil que reflete a posição financeira e econômica da empresa, tem por finalidade demonstrara a situação estática do patrimônio, quais são os bens, direitos e obrigações da sociedade numa determinada data. Os recursos são originários do Passivo e do Patrimônio Líquido, sobretudo quando atribuídos a recursos de terceiros em curto prazo e em longo prazo, assim como os recursos advindos especialmente do capital social, quando da constituição da empresa ou aumento deste, e dos lucros apurados no período. As aplicações dos recursos são distribuídas no Ativo, tanto no circulante quanto no permanente, sendo este último normalmente oriundo dos recursos de terceiros obtidos em longo prazo.
DRE evidencia o resultado do exercício, demonstrar a origem dos recursos próprios que são aplicados na empresa, assim como todos os gastos, envolvidos na geração da riqueza da entidade.
A análise que é extraída da demonstração irá auxiliar os usuários da contabilidade na tomada de decisão. Para a elaboração essa demonstração ao regime contábil utilizado e da competência, que determina que as receitas e despesas são apropriadas ao período de apuração em função de sua inocorrência, independentemente de terem sido recebidas, ou pagas, dentro do período da apuração. DMPL essa demonstração evidencia claramente o fluxo de valores de uma conta para outra dentro do Patrimônio Líquido, indicando a origem e o destino