Resumo
Todos os países da América latina e o caribe são membros do Cepal, são 44 membros da comissão e 8 membros associados.
A cada dois anos o Cepal convoca representantes técnicos e de nível ministerial procedentes de SUS estados membros, para debater temas como o desenvolvimento econômico e social da sua região.
O sistema Único de Saúde (SUS) foi criado para cuidar da saúde de pessoas que na tem condições de pagar um plano de saúde ou fazer alguma consulta no particular, apesar do avanço, dezoito anos depois da estruturação do SUS, questões fundamentais para a consolidação ainda persistem.
Um ponto fundamental para aumentar a efetividade do Sistema Único de Saúde é a reorientação do seu modelo de atenção para melhor responder às novas exigências decorrentes do quadro epidemiológico, com o predomínio das doenças crônicas não transmissíveis e à necessidade de garantir de forma eficiente e oportuna o princípio da integralidade da atenção.
De qualquer forma, a questão dos recursos financeiros é uma das poucas que permite consenso entre atores sociais, públicos e privados comprometidos com o desenvolvimento do sistema de saúde brasileiro. O desafio remanescente é obter a aprovação no Congresso da lei complementar que regulamenta a EC nº 29, dando condições de um acompanhamento mais efetivo e transparente do comprometimento dos recursos públicos para o SUS e para a definição de critérios ancorados na equidade para as transferências federais para os entes subnacionais.
Por causas de muitos desvios e falta de dinheiro, o SUS hoje tem fila enormes para pessoas que estão esperando um atendimento, muitas pessoas chegam a falecer na fila de espera sem ter recebido se quer algum tipo de atendimento, o SUS por ser algo para a saúde dos brasileiros tinha que ser uma ferramenta que pudesse ser