Resumo
Se adapte
O mercado de trabalho sofreu e ainda sofre transformação nos últimos anos. A economia brasileira mudou e mudaram as pessoas que compõem o mundo trabalhista. Cada um de nós teve e tem que se adaptar às novas realidades para mantermos nossos empregos.
O que acontece é que cada vez mais as novas gerações atuarão em outro modelo de trabalho, onde os trabalhadores conseguem trabalhar em mais de um emprego, com menos cargas horárias e principalmente, mais conhecimentos. Os pais se preocupam, esperando que os filhos possuam carteira assinada, estabilidade e seus direitos como trabalhadores. Os concursos públicos atraem pela segurança que proporcionam. Hoje em dia não há problema nenhum em querer aderir a este modelo, mas o novo perfil de profissionais que saem das universidades e cursos técnicos se adapta cada dia mais a padrões de maior flexibilidade em um modelo em que cada pessoa é responsável pela própria carreira.
Outra mudança se refere aos empregos gerados nas empresas de pequeno e médio porte. Os estudantes são preparados para trabalhar em grandes empresas, multinacionais, e isto é um sonho para poucos, pois não é a grande realidade do mercado de trabalho. Os processos seletivos para vagas nestas empresas, os critérios de entrada são rígidos e o número de vagas é pequeno em comparação com empresas de porte menor. Empresas de pequeno porte representam excelentes portas de entrada para profissionais inexperientes, que precisam aprender. A diferença salarial é insignificante e a possibilidade de crescimento em empresas pequenas é maior que em empresas de grande porte, já que hoje em dia empresas de pequeno porte vêm se tornando mais propensas a crescimento e a disputa para um cargo maior se torna mais fácil.
Trabalhar muito e ter competência ainda são importantes, mas não é mais suficiente. No novo mundo do trabalho, as pessoas precisam saber quem você é e o que você faz. Ser empregável hoje é