resumo
Aristóteles conceito ciência – Ciência tinha por objeto os princípios e as causas.
Kant, Elementos Metafísicos das Ciências da Natureza – Ciência série de conhecimentossistematizados ou coordenados mediante princípios.
Spencer – três variantes do conhecimento:
Conhecimento vulgar ou empírico, conhecimento não unificado. Conhecimento científico, conhecimentoparcialmente unificado. Conhecimento filosófico - conhecimento totalmente unificado.
Littré “ A ciência é a generalização da experiência, e a filosofia é a generalização da ciência”.
“O século filósofoquis transformar a vida através de uma teoria abstrata e geral da natureza humana”. (Diltey)
Ciências da natureza e ciência da sociedade.
Exemplo elementos químicos.
A dificuldade senãoimpossibilidade de reconhecer na ciência política leis fixas, uniformes, invariáveis.
Impossibilidade de neutralidade do observador.
A análise da Ciência Política sob o prisma tridimensional: filosófico,sociológico e jurídico.
Prisma filosófico – conduz a Ciência Política a discussão de posições respeitantes à origem, à essência, à justificação e aos fins do Estado, como nas demais instituições sociaisgeradoras do fenômeno poder.
Prisma sociológico – leva em consideração os aspectos sociais, dando ênfase ao estudo de alguns estudiosos como Max Weber e Carl Marx. (burocracia) (Economia)
Prismajurídico – “Ser e dever ser” (sein/ Sollen) Estado pertence ao mundo do dever ser. Se explica pela unidade das norma jurídicas. Visão deturpada. Os elementos materiais do estado se convertem em âmbitoespacial e pessoal do ordenamento jurídico. Tira do Estado toda sua substância. (ordem moral, ética histórica, social) Estado como puro conceito.
História.
A ciência política surge no Brasil porvolta do ano de 1940. Contudo, por ser período de Ditadura e em plena constituição de 37, muitos professores que não concordavam com o regime político são substituídos por professores da