resumo
2. Aproveite os ensinamentos dessa aula e resenhe um livro de sua escolha.
3. O trecho que segue foi montado a partir de fragmentos de um artigo de quatro páginas, de autoria de Maria Amália Bernardi, publicado na Revista Exame, 23.04.97. Redija um resumo do texto, em no máximo 10 linhas. Lembre-se de que, no resumo, interessa somente o que está no texto. Não teça comentários pessoais. Resumir não e copiar sentenças avulsas do texto; é extrair informações e argumentos principais apresentados e reescrevê-los com suas próprias palavras. Seu resumo deve ser discursivo (frases, períodos).
“Por alguma razão obscura tornou-se moda no Brasil considerar que a utilização correta do português é algo secundário, desimportante. E é claro que não é assim.(...).
É por não saber utilizar esse instrumento que executivos brasileiros produzem relatórios incompreensíveis, cartas que levam a diferentes interpretações, textos absolutamente pobres de idéias, frases, sentenças e orações desconexas e por aí afora (...).
Quem comete erros de português ao falar, e não é capaz de escrever dez linhas gramaticalmente corretas e com clareza, passa aos outros uma péssima imagem. Imagem de pessoa mal informada, de nível cultural baixo, que não lê. Ou seja, que não tem o perfil que o mercado procura. No mundo competitivo das empresas é bom que esse tipo de gente não tenha grandes aspirações. O problema do português ruim, evidentemente, começa muito antes de alguém se tornar um executivo. (...)
Os alunos se habituaram a considerá-lo uma disciplina de menor importância, algo sem relação direta com a vida prática. Resultado: o jovem termina o segundo grau com deficiências graves e as carrega para a vida profissional. Não é barrado por isso para entrar no mercado, mas, quando tem que organizar as idéias e passá-las para o papel, se vê diante de