Resumo
Mateus de Vasconcelos Bueno
Engenharia Mecânica- Noturno- Sala 303 II mateusvbueno@gmail.com
(cabelçalho do texto resenhado)
Uma das muitas mudanças ocorridas no mercado de trabalho do brasil é a participação feminina. Que apesar do aumento significativo ainda vem sofrendo dificuldades para sua inserção ,permanência e ascensão no mercado de trabalho.
No entanto a mão de obra feminina é muito discriminada ,fazendo com que tenham maior propensão ao desemprego e ao trabalho vulneráveis ,fazendo com que essa força de trabalho seja ‘empurrado para o setor informal.
Partindo de afirmações do ministério do trabalho que aponta a mulher como o maior tomador de empréstimos entre pequenos empreendedores .O crescimento da força de trabalho feminino no brasil é um dos maiores da américa ;todavia essa expansão
Tem se verificado sobetudo no trabalho mais precarizado, nos trabalhos em regime de part time , marcados por uma informalidade ainda mais forte ,com desníveis salariais ainda mais acentuados em relação aos homens, além realizar jornadas mais prolongadas(ANTUNES,2001,p108)
O mercado de trabalho informal abrange trabalhadores por falta de alternativa bem com trabalhadores por opção racional “a informalidade é geralmente mais difundia entre as mulheres trabalhadoras” (CARNEIRO,2003,p136)
A informalidade é apontada como uma característica das micro e pequenas empresas chefiadas por mulheres no país comforme pesquisa do SEBRAE,60% dos negócios informais no brasil são chefiados por mulheres, diferente das empresas formais, onde os homens detêm 66% das chefias.
Como temtativa de diminuir o desemprego , várias medidas têm sido tomadas, como o exemplo de politica estrutural é o microcrédito oferecido por “bancos” não oficiais.
Como nos apresenta SILVEIRA FILHO(2005),são inegáveis as características positivas do microcréditos para a população de baixa renda, isto fica evidenciado quando da observação do acesso continuado do crédito, com