resumo
Educação a Distância
Educação a distância é uma modalidade educacional na qual alunos e professores estão separados, física ou temporalmente e, por isso, faz-se necessária a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação. Os primeiros indícios de utilização da Educação a Distância remontam ao século XVIII, quando um curso por correspondência foi oferecido por uma instituição de Boston (EUA). A partir de então, é possível estabelecermos uma cronologia da evolução da EAD no mundo. As primeiras experiências surgiram no século XIX, apresentando uma concentração maior na Europa, com o oferecimento de cursos por correspondência na Suécia, Reino Unido e Espanha, além dos Estados Unidos. Atualmente é crescente o número de instituições e empresas que desenvolvem programas de treinamento de recursos humanos, através da Educação a Distância.
No Brasil, o desenvolvimento da EAD tem seu início no século XX, em decorrência do iminente processo de industrialização cujo trajetória gerou uma demanda por políticas educacionais que formassem o trabalhador para a ocupação industrial.
O primeiro registro de oferecimento de curso a distância no Brasil consta em uma edição do Jornal do Brasil de 1904. A publicação trouxe em seus classificados um anúncio que oferecia curso de profissionalização por correspondência para datilógrafo. Em 1939, surge, em São Paulo, o primeiro instituto brasileiro (mais tarde chamado de do Instituto Monitor) a ofe¬recer sistematicamente cursos profissionalizantes a distância por correspondência. Um segundo órgão com o mesmo caráter seria inaugurado em 1941. Já em 1967, o Instituto Brasileiro de Administração Municipal inicia suas atividades na área de educação pública, também utilizando a metodologia de ensino por correspondência. Ainda naquele ano, a Fundação Padre Landell de Moura criou seu núcleo de Educação a Distância, com metodologia de ensino por correspondência e via rádio. Em 1992, é criada a