resumo
Campo Magnético
Magnetismo é o campo da eletricidade e eletrônica que explica os fenômenos de funcionamento dos transformadores. O nome originou-se na cidade de Magnésia onde os povos encontraram um mineral que possuía ferro, cujos pedaços grudavam um no outro. O efeito magnético se propaga no espaço próximo do imã.
Imã
É uma substância que possui a capacidade de atrair substâncias magnéticas (ferro ou outros metais). Todo ímã apresenta duas regiões distintas, denominadas pólos, que possuem comportamentos opostos: pólo norte e pólo sul.
Pólos magnéticos de mesmo nome se repelem e de nomes contrários se atraem. Existe dois tipos de imãs, permanentes e eletroímãs.
Os imãs permanentes sempre conservam suas propriedades magnéticas, já os eletroímãs apresentam um efeito magnético, quando as bobinas circulam nelas gerando corrente elétrica.
Campo magnético de um imã
O campo magnético de um imã ocorre de um pólo para outro abrangendo o espaço próximo do imã e atravessando o seu interior.
Campo magnético de um condutor reto
O campo magnético de um condutor reto ocorre com a corrente em um sentido fazendo o ponteiro se alinhar em uma determinada direção e quando invertemos a direção o ponteiro alinha em sentido contrario isso mostra que existem linhas campo magnético em volta do condutor.
Campo magnético de uma espira com corrente elétrica
Ao dobrarmos um condutor reto formamos uma espira, com um ponteiro imantado fazendo circular uma corrente continua por ela, podemos definir as linhas de campo magnético e ela cria um pólo norte e sul magnético.
Campo magnético de uma bobina
Seu funcionamento parte do principio de que, um condutor reto e uma espira tendo um fluxo magnético,quando a corrente elétrica passa num enrolamento de fios, geram-se um campo magnético e, inversamente, quando se interrompe um campo magnético, gera-se eletricidade em qualquer enrolamento de fio dentro das linhas de força do campo magnético.
Indução magnética
Indução magnética