Resumo
CCAAB
Manejo Agroecologico de Recursos Hídricos
Prof- Euzelina Inácio
Aluno- Florisvaldo Pereira Mascarenhas Junior
Resumo
A escassez de chuvas no Rio Grande do Sul vem afetando os produtores rurais. A limitação do recuso natural dificulta a produção da família Rutz, principalmente pelo motivo de produzir de acordo com os princípios agroecologicos.
A propriedade da família é voltada para a produção de leite e hortaliças, sua comercialização é voltada para cooperativa e para o próprio município. A produção realizada pela família segue os princípios básicos da agroecologia, a maior preocupação é com a qualidade da água, ou seja, água livre de agrotóxico e fertilizante químico.
Diante de tais dificuldades foi desenvolvida uma alternativa para a captação é aproveitamento da água da chuva na propriedade. A água escoada superficialmente carrega grandes taxas de nutrientes, sendo captada é direcionada para um deposito de reservatório, que posteriormente é utilizada para a irrigação na produção agrícola. Além da utilização da água para a lavoura, também é utilizada para consumo animal através de um sistema de abastecimento em bebedouros nos piquetes. A utilização adequada da água permite um melhor aproveitamento e conseqüentemente melhorias na produção da agrícola, e uma boa gestão do recurso natural é fundamental para suprir a demanda em situações de escassez.
As praticas utilizadas pela família Rutz, é um exemplo de que se podem criar alternativas para manter a produção em situações que a água limita a produção. De certa forma todo recurso natura (água) presente na propriedade não está livre de contaminantes, devido ao uso urbano, e pela agricultura convencional praticada por propriedades vizinhas que direta ou indiretamente atinge os lençóis freáticos.