Resumo
FERRO
Funções: O ferro participa do transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos, do transporte de gás carbônico das células para os pulmões e no processo de respiração celular.
Fontes dietéticas: A melhor fonte de ferro é o fígado, juntamente com o coração, rins, carne magra, língua e ostras. Vegetais e feijões representam a melhores fontes vegetais. Alguns outros alimentos que contém ferro são a gema de ovo, frutas secas, melado, pães integrais enriquecidos, vinhos e cereais.
Necessidades dietéticas recomendadas:
Nascimento até os seis meses: 10mg/dia.
Crianças dos 6 meses a 3 anos: 15 mg/dia.
Crianças de 4 a 10 anos: 10mg/dia.
Rapazes com 11 a 18 anos: 18 mg/dia.
Homens com 18 a 50 anos ou mais: 10mg/dia.
Mulheres dos 10 aos 50 anos: 18mg/dia (para cobrir as perdas menstruais e as demandas da gestação e da lactação).
Mulheres com 50 anos ou mais: 10 mg/dia.
O ferro dietético existe nas duas formas químicas:
1- Ferro heme que é encontrado na hemoglobulina, mioglobulina e algumas enzimas.
2- Ferro não heme que é encontrado principalmente em alimentos de origem vegetal, mas também em alguns alimentos de origem animal, assim como as enzimas não heme e a ferritina.
Vários fatores afetam a absorção intestinal do ferro:
Acido ascórbico (vitamina c) melhora a absorção do ferro, ele reduz o ferro férrico em ferroso e forma um quelato com ferro que permanece solúvel em Ph alcalino na parte inferior do intestino delgado.
Proteínas de origem animal: intensificam a absorção com uma substância chamada de fator proteico, ainda não é conhecida, mas aminoácidos específicos ou os produtos da digestão de dipeptídeos podem intensificar a absorção do ferro.
Armazenamento: entre 200 e 1500mg de ferro são armazenados no corpo como ferritina e hemossiderina; 30% do estoque de ferro corporal está no fígado, 30% na medula óssea e o restante é encontrado no baço e nos músculos.
Excreção: o ferro é perdido do corpo apenas através de sangramento e