REsumo
Curso de Pedagogia
Texto Metodologia de Ensino da Língua Portuguesa
Talita Regina Lopes de Lima
São Paulo/ SP
2012
Talita Regina Lopes de Lima
Orientadora: Professor Luís Cláudio Dallier
Tutora: Márcia Lima
São Paulo/ SP
2012
Sumário
Texto..........................................(02)
Referência.................................(0)
A conduta do professor em sala de aula pode decorrer de diversos fatores, podendo ser dois fatores cruciais para a prática docente do professor de Língua Portuguesa: os objetivos que este almeja com o ensino de língua materna e a concepção de linguagem em que ele embasa suas atividades de ensino. Esta conduta do docente varia de acordo com os objetivos por ele desejados. Na Língua Portuguesa existe três concepções de linguagem: linguagem enquanto expressão do pensamento, linguagem como instrumento de comunicação e linguagem enquanto processo de interação humana, demonstrando que as ações do professor também são submetidas à concepção de linguagem que ele assume em seu comportamento docente.
O processo de ensino/aprendizagem de língua materna, no nosso caso a Língua Portuguesa, tem sido nas últimas décadas uma questão bastante discutida pelos educadores, que discutem seus objetivos, as diversas possibilidades de conduta que o professor pode seguir em sala de aula – com base em distintas concepções de linguagem, entre outros amplos e variados aspectos.
O primeiro objetivo que pode ser almejado com o ensino de Língua Portuguesa é desenvolver a competência comunicativa dos usuários da língua. Esses usuários são os que interpretam a língua: ouvintes e leitores, e os que produzem a língua: falantes e escritores. Competência comunicativa é saber adequar a língua às