resumo
--> CONHECIMENTO POPULAR (OU VULGAR)
É todo e qualquer conhecimento sem nenhum embasamento científico e comprovante. Como forte característica, temos na sua aceitação prévia e sem nenhuma contestação sobre sua real veracidade. Não é à toa que é o conhecimento mais usado, desde sempre. O conhecimento popular sempre será passado de pai para filho.
--> CONHECIMENTO CIENTÍFICO (OU FILOSÓFICO)
É todo e qualquer conhecimento com bases científicas e com contingentes (conhecimento acumulado) em seus estudos. O conhecimento científico é fruto de todo um estudo, em diversas situações e condições, comprovando infalivelmente sua eficácia. Embora o que hoje seja uma verdade, amanhã pode não mais ser, pois o que move o mundo são as perguntas - e não as respostas. Conhecimento científico têm tudo à ver com a busca incessante pela pesquisa.
"O conhecimento é algo inerente ao ser humano, ou seja, é o que realmente caracteriza a humanidade. A capacidade de idealizar algo ou planejar, atuando e interferindo diretamente no ambiente em que vive. O homem distingue-se do animal à medida que usa sua razão e dá sentidos diferentes às suas ações e condutas. Ser humano é isso, ser em constante metamorfose, criando e recriando o que a natureza lhe proporcione."
BEHAVIORISMO
Idealizado por Watson (1913), ele acreditava que a subjetividade do indivíduo não deveria ser estudada, e sim, o ambiente em que ele vive. Partindo dessa ideia, o Behaviorismo irá estudar o comportamento do individuo (Estimulado ou Repudiado).
O Behaviorismo se assemelha muito com o método positivista de Comte e Durkheim, onde o ambiente e a sociedade exerciam poder sobre o indivíduo. Se este fosse "elogiado" ou "premiado", era provável que ele assumisse determinado comportamento, mas, se este fosse "negado" ou "penalizado", era provável que ele deixasse de assumir determinado comportamento. O ser, segundo a teoria Behaviorista, é fruto