RESUMO
O filme Frozen Uma Aventura Congelante, mostra vários atos que nos ajudam a pensar na política e na educação infantil.
Elsa a filha mais velha do reino de Arendelle, nasceu com a capacidade mágica de criar gelo, quando tinha 8 anos ela brincava com a irmã Anna de 5, e acidentalmente á machuca com o gelo, depois disso Elsa se esconde de todos para que possa aprender a controlar seus poderes até o dia de sua coroação. Depois do acidente Anna teve sua memória apagada para não lembrar mais do que aconteceu.
Quando criança Anna sempre batia na porta do quarto de Elsa chamando ela para brincar na neve e era sempre rejeitada, das 4 vezes que ela bate é como se representa-se as crianças nas 4 etapas da escola (educação infantil, ensino fundamental,ensino médio e ensino superior) são muitos os educadores que não percebem que as crianças saem de suas casas para “bater na porta das escolas”, pois estão pedindo ajuda, querendo aprender e querendo que alguém abra a porta da educação para seu ensino, mas nem sempre elas são acolhidas. É muito importante lembrar que todas as crianças têm o direito de aprender para assim ter uma vida melhor.
Certo dia os pais de Elsa e Anna vão fazer uma viagem e inesperadamente o navio afunda e eles morrem. Depois disso os reinos vizinhos já estavam cobiçando o reino de Arendelle, pois todos queriam tomar posse do poder.
Anos se passaram e o dia da coroação de Elsa chegou. Nesse mesmo dia Anna caminhando encontrou com Hans que era do reino vizinho e ali surgiu o inicio de uma paixão (ou o que parecia ser), no mesmo dia o príncipe fez um pedido de casamento para Anna, mas a noite na festa da coroação, ela vai pedir a benção de Elsa, mas ela recusa pelo fato deles terem acabado de se conhecer. Ali mesmo sem querer os poderes de Elsa é expostos para o público, ela muito assustada foge de todos e Anna tem como desafio encontrar sua irmã, quando ela finamente à encontra para conversar