Resumo
Com o avanço da epidemia surgiu um Instituto, aonde foram criadas as vacinas e junto com elas a lei de que todo individuo deveria obrigatoriamente recebelas. A imposição da população resultou na revolta da vacina.
Em 1918 a gripe esponhola matou milhoes de brasileiros, trazendo o medo e desespero para os médicos e população. Durante esse periodo aconteceu a greve dos operarios que lutavam por melhorias no trabalho, tendo como resultado os beneficios trabalhistas.
Candidato e eleito Getulio Vargas chega com promessas de melhorias na saude,aposentadoria e pensoes conseguindo por sua vez criar o IAPs, sendo considerado o pai dos pobres. Com a concretização e unificação do IAPs surgiram dúvidas e discussões sobre deveres e direitos da população, que excluiu os trabalhadores rurais, domesticos e funcionarios publicos, pois não eram regidos pelo CLT Consolidação das Leis Trabalhistas.
Ocorre o fim da presidencia de Getulio Vargas, e com ela vem a suposta ilegalidade do partido comunista. Fala-se também da evolução da saúde, de novos hospitais e medicamentos inovadores, junto com a importancia do SESP ( Atividade do Serviço Especial de Saúde Publica no Interior do País), um programa que foi criado para poder combater as epidemias.
A inauguração de um grande hospital com médicos especialistas e aparelhos modernos surpreendeu a todos, junto com a candidatura e eleição de Getulio Vargas novamente, trazendo o ministerio da Saúde tendo o fim da candidatura e da sua vida no mesmo ano 1950.
O inicio da ditadura aflorou a discussão