Resumo
Alerta aos iniciantes:
Em uma sociedade desigual, como atualmente, o ingresso na universidade acaba sendo um privilégio para poucos que buscam um futuro melhor e bons momentos na vida. Para aproveitar da melhor maneira possível esta oportunidade, o aluno deve aproveitar ao máximo toda a infra-estrutura e benefícios que a instituição oferece.
Uma nova fase:
Nesta nova fase os alunos devem alterar o comodismo e o papel passivo que tinham com os professores do ensino médio e demonstrar voz ativa e iniciativa. A liberdade ganhada deve ser administrada com responsabilidade, priorizando os estudos, a saúde física e mental, principalmente se a mudança é muito grande, como se deslocar da cidade e da família.
Considerações sobre um método de estudos:
É preciso aprender a estudar com motivação, dedicação, sob orientação de alguém mais experiente ou como autodidata. Saber organizar e programar os estudos de acordo com o tempo disponível, sendo este totalmente exclusivo sem outras atividades paralelas. Para um melhor rendimento também é preciso reservar um tempo para descanso e lazer.
Na hora de estudar, primeiramente, deve-se desligar de todas as atividades anteriores e concentrar-se. Arrumar um ambiente de estudos livre de distrações, com assento cômodo, uma mesa para o livro e todos os materiais necessários, já revisados e presentes.
Formas usuais de captação de conhecimento
É fundamental na leitura aplicar técnicas para cada tema de estudo, como fórmulas, idéias, marcações e anotações pessoais. Na audição é importante questionar o tema abordado assimilando sempre as idéias obtidas e assuntos semelhantes. A observação constitui de um meio próprio de contato com as informações para, posteriormente, ser formado um conhecimento, como em um laboratório ou visita a uma empresa. A mais importante é a presença em sala de aula, que possibilita o inicio do conhecimento e o esclarecimento de dúvidas diretamente com alguém mais experiente.