resumo
Alexandre Carauta
Luiza Guerra
Análise dos texos
Sobre os três textos lidos, “Deu no jornal”, Os melhores jornais do mundo” e A arte de fazer um jornal diário”, resolvi dar ênfase a duas questões que neles abordam: o dever e o papel que um bom jornalista deve exercer perante a sociedade; e qual será o destino da mídia impressa, principalmente os jornais, num futuro próximo. Porém nem todos os três textos tratam desses assuntos com o mesmo destaque e importância.
O futuro da mídia impressa é um assunto que vem sendo bastante discutido. A internet vem desempenhando um papel fundamental na história dos meios de comunicação desde o seu nascimento com a sua primeira versão web 1.0. Gradativamente ela foi tomando forma e hoje em dia o mundo virtual domina a informação, o conteúdo, o modo de se relacionar com outras pessoas, enfim, a internet vem provocando uma série de mudanças e adaptações no mundo moderno.
O ponto principal sobre essa questão e que aborda nos textos é: qual será o destino do tradicional jornal impresso dominado pela mídia eletrônica? Provavelmente o jornal no futuro chegará aos seus leitores via online, tv inteligente ou qualquer outra forma de tv paga, já notamos essa mudança em alguns jornais renomados que possuem suas páginas na internet oferecendo o mesmo conteúdo aos seus usuários e de graça, esses vem se adaptando as mudanças provocadas pela nova tecnologia com o intuito de garantir seu lugar. Com a difusão da informação através da internet, o diferencial entre um jornal e outro será dado pelo conteúdo, aquele que oferecer o melhor material, a melhor reportagem, a melhor cobertura, terá seu lugar garantido no mercado futuro. Outra fator importante e que vem chamando a atenção é o desaparecimento de alguns especialistas dentro das redações, como o redator e o diagramador, esses foram substituídos pela tecnologia ou simplesmente foram suprimidos, agora o jornalista faz de tudo um pouco, produz, edita, titula,