resumo
· È difícil entender, porque se relaciona a aspectos metodológicos mais específicos, ligados a definição de critérios, elaboração de instrumentos, formas de análise e interpretação de resultados. Alguns defendem a avaliação como se ela significasse a resolução de todos os problemas educacionais, outros atacam, desconsiderando o importante papel de informação e orientação para melhoria do ensino.2.
· A avaliação não está integrada ao processo dinâmico de ensino aprendizagem, por isso traz uma série de malefícios à construção do conhecimento por parte do aluno e do próprio professor Notas (medida) tem provocado desvios significativos, pois classifica alunos, é é um estigma de não revelar o potencial dos alunos. Avaliar é confundido com medir – origem histórica da avaliação.3.
· Característica: discriminação, exclusão e seleção – notas para filhos excelentes = presentes. A nota final, conceito, passa a ser o objetivo principal, deixando em segundo plano a construção do conhecimento. Esse método supervaloriza o conhecimento já constituído em detrenimento às formas pelas quais novos conhecimentos podem ser gerados. Avaliações Tradicionais – avalia a fração do conhecimento, valoriza aquilo que o aluno lembra do que lhe foi transmitido do que àquilo que ele pode fazer com o que aprendeu.4.
· Deve-se avaliar o que se ensina A avaliação não tem como objetivo classificar ou selecionar. Fundamenta-se nos processos de aprendizagem, em seus aspectos cognitivos, afetivos e relacionais; fundamenta-se em aprendizagens significativas e funcionais que se aplicam em diversos contextos e se atualizam o quanto for preciso para que se continue a aprender.5.
· Se a avaliação contribuir para o desenvolvimento das capacidades do aluno, converte-se em ferramenta pedagógica que melhora a aprendizagem do aluno e a qualidade de ensino – sentido definitivo de um processo de