Resumo
Perenoud sinaliza dez competências profissionais que são:
Organizar e dirigir situações de aprendizagens onde o professor deve conhecer os conteúdos para determinar a disciplina e trabalhar a partir das representações dos alunos. Motivar os alunos em projetos de conhecimento.
Administrar a progressão das aprendizagens estabelecendo laços com as teorias subjacentes as atividades de aprendizagens.
Conhecer e fazer evoluir os dispositivos de diferenciação homogeneizando as turmas trabalhando integralmente com os alunos de maior dificuldade.
Envolver os alunos em suas aprendizagens e em seus trabalhos, desenvolvendo na criança a capacidade de auto avaliação favorecendo a definição de projetos pessoal do aluno.
Trabalhar em equipe dirigindo grupos de trabalho, conduzindo reuniões enfrentar e analisar em conjunto situações complexas.
Participar da administração da escola elaborando ou negociando os projetos da instituição, administrar os recursos da escola.
Informar e envolver os pais nas reuniões de informações e debates, fazendo entrevistas e envolvendo os pais na construção do saber.
Utilizar novas tecnologias usando editores de textos, comunicando-se através da telemática e utilizar-se das ferramentas multimídia no ensino.
Enfrentar os dilemas e os deveres éticos da profissão promover a criação de regras referentes à disciplina na escola para evitar a violência na escola e fora dela.
Administrar sua própria formação continua expondo suas próprias praticas, fazer projetos de formação comum com os colegas e acolher a formação dos colegas e participar dela.
Referências:
Guia de Estudo: Aula 03, O BRASIL E A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO.