Resumo
Na monografia não há exigência de se trabalhar um tema inédito, mas terá que ser um único tema, como o nome já diz. Ele envolve coletas de dados e pesquisa, não somente teoria e conceitos. O requisito mínimo é que a monografia aborde com precisão, clareza e encadeamento lógico um tema de relevância social e científico.
A introdução de uma monografia dever ser feita levando em conta os aspectos relevantes do tema para a sociedade, mostrando o seu beneficio para a população, levando no mínimo a uma discussão e reflexão sobre o tema. Fazendo uma revisão histórica do assunto podendo utilizar citações para fortalecer a relevância do seu trabalho. Faz-se necessário uma revisão bibliográfica apontando os estudos relevantes de outros autores sobre o tema, tendo que haver uma relação entre eles. Essa revisão em geral, busca-se os trabalhos feitos nos últimos dez anos dando ênfase aos estudos mais recentes. A introdução pode ser dividida, mas se a monografia não for muito extensa não se faz necessárias subdivisões.
No desenvolvimento da monografia se refere ao desenvolvimento de tópico, das questões centrais que serão abordadas sobre o tema. Pode ser dividida em capítulos abordando os aspectos do tema e mostrando uma relação explicativa e uma sequencia lógica. A ultima parte é a introdução, que terá esse mesmo título, abordando as sínteses do autor sobre o tema, abordando as soluções, problemas que foram discutidos e respondendo a principal questão do trabalho. Relacionar o que foi conclusivo, ou se ouves resposta positivas ou negativas das questões discutidas, expor dúvidas que ficaram sem respostas. Avaliar o seu trabalho de forma sucinta e breve.
O trabalho de uma monografia traz consigo muita leitura e pesquisa em trabalhos já produzidos. Os trabalhos que são