Resumo
A inquisição foi criada na idade média (no século XIII) e era dirigida pela Igreja Católica Romana. Ela era composta por tribunais que julgavam todos aqueles considerados uma ameaça as doutrinas (conjunto de leis) desta instituição. Todos os suspeitos condenados eram queimados vivos em plena praça pública, além de outras torturas as quais eram submetidos aqueles que se opunham contra a igreja.
Muitos cientistas também foram perseguidos e até condenados por defenderem ideais contrários à doutrina cristã. Um dos casos mais conhecidos foi do astrônomo italiano Galilleu Galilei, que escapou por pouco da fogueira por afirmar que o planeta Terra girava ao redor do sol (noliocentrismo).
As mulheres também sofreram nesta época e foram alvos constantes. Os inquisidores consideravam bruxaria todas as práticas que envolviam a cura através de chás ou remédios feitos de ervas ou outras substâncias.
Este movimento se tornava cada vez mais poderoso, e este fato atraia os interesses políticos. Durante o século XV. O Rei e a Rainha da Espanha se aproveitaram desta força para perseguirem os nobres e principalmente os judeus. No primeiro caso, eles reduziram o poder da nobreza, já no segundo, eles se aproveitaram deste poder para torturar e matar os judeus tomando-lhes seus bens.
Durante esta triste época da história, milhares de pessoas foram torturadas ou queimadas vivas por acusações que muitas vezes, eram injustas e infundadas. Por fim, esta perseguição aos hereges e protestantes foi finalizada somente no início do século XIX.
INSTITUTO EDUCACIONAL ALEGRIA DE SABER
PROFESSORA: SIMONE
SÉRIE: 7º ANO
TRABALHO DE HISTÓRIA
NOME: ENOQUE BERNADINO DE FREITAS NETO
JERICÓ-PB – 02/05/2013