RESUMO
CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS
CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
ELIANE CORDEIRO DA SILVA
Resumo critico dos textos:
Fundamentos da História
Uma Contribuição para a crítica da Economia Política
Teses sobre Feuerbach
RIO BRANCO
Fundamentos da Historia
Marx explicita que a primeira relação de posse do individuo com algum bem, é com seu próprio corpo e as relações que este desenvolve com o resto da natureza durante sua vida, ou seja, o homem como um ser pensante tem a capacidade de força de trabalho racionalizada. E através dessa força o homem torna-se modificador da natureza.
A segunda, seria uma propriedade comum a todos os indivíduos de uma determinada sociedade, como por exemplo, a sociedade grega antiga.
A terceira, é a feudal, basicamente formada pelo trabalho agrícola. Aonde a propriedade consistia no trabalho de cada individuo.
Para Marx, o homem é o primeiro ser que conquistou certas liberdades de movimentos em face da natureza. Através dos instintos e das forças naturais em geral, a natureza dita aos animais o comportamento que eles devem ter para sobreviver. O homem entretanto, graças a seus trabalho, conseguiu dominar em partes as forças da natureza colocando-as à seu serviço.
Aos olhos de Marx, o trabalho é uma condição necessária para que o homem seja cada vez mais livre, mas dono de si próprio. Marx verifica que em sua contemporaneidade, o trabalho assumiu características das anteriormente pensadas; os homens que produzem os bens materiais, alguns indispensáveis a sua própria existência, porem não se realizam como seres humanos em suas atividades.
O trabalho é o caráter especifico que aparece no valor da mercadoria.
Uma Contribuição à Critica da Economia Politica
Para Marx a sociedade moderna não substitui a luta de classes, apenas trocou de classes antigas por novas, novas condições