Resumo T picos Prova I de CEM
Introdução a CEM
Porque estudar ciência e engenharia dos materiais? É fato que, ao longo da carreira de um engenheiro, este se deparará com situações nas quais terá de escolher entre materiais diferentes para solucionar um problema. Ainda assim, nenhum material atende 100% dos requisitos para o uso ao qual será destinado, por isso a necessidade do engenheiro saber também quais combinações de materiais realizar para obter uma estrutura que leve em consideração resistência, deterioração por uso e viabilidade econômica.
Classificação dos Materiais: podem ser metais, cerâmicos, polímeros, compósitos, semicondutores e biomateriais.
Ligações Químicas
Ligação Iônica: É uma das ligações mais fáceis de ser descrita, já que resulta da interação mútua entre íons de cargas opostas. Átomos de elementos metálicos costumam doar facilmente seus elétrons da camada de valência para outros átomos. Neste processo os átomos adquirem as configurações estáveis e, em adição, uma carga elétrica – por isso passam a ser chamados de íons. As forças de atração neste caso são as coulombianas. O principal quesito que materiais iônicos preenchem é a neutralidade elétrica, isto é, o número de carga positiva é igual ao número de carga negativa. o Apresentam forma definida, são sólidos nas condições ambientais. o Possuem altos pontos de fusão e ebulição. o Conduzem corrente elétrica quando dissolvidos em água ou fundidos.
Ligação Covalente: Nas ligações covalentes, os átomos necessitam atingir uma configuração eletrônica estável através do compartilhamento dos elétrons da camada de valência. Conforme a quantidade de par de elétrons compartilhados, nota-se uma diminuição na distância interatômica. O diamante é uma evidência de que as ligações covalentes implicam em intensas forças de atração entre os átomos. o Podem ser encontradas nos três estados físicos. o Apresentam pontos de fusão e ebulição menores que os compostos iônicos. o Quando puros, não conduzem