Resumo P Prova 2 Ano
1. Apresentação
Os moluscos (da palavras latina mollis, mole) possuem corpo mole e quase sempre protegido por uma concha calcária. As formas mais conhecidas são os caramujos, as ostras e os polvos. Distribuem-se pelos ambientes marinhos, de água doce e terrestre. Alguns estão relacionados com a saúde humana como, por exemplo, os caramujos hospedeiros intermediários Schistosoma mansoni, causador da esquistossomose.
Geralmente, vivem fixos ou apoiados sobre algum substrato, como as rochas ou a vegetação, onde locomovem-se lentamente. Entretanto, alguns são ágeis nadadores, como os polvos e as lulas.
2. A Estrutura Corporal
A cabeça ocupa posição anterior, onde abre-se a boca, entrada do tubo digestivo. Muitas estruturas sensoriais também localizam-se na cabeça, como os olhos.
O pé é a estrutura muscular mais desenvolvida dos moluscos. Com ele, podem se deslocar, cavar, nadar ou capturar suas presas.
O restante dos órgãos está na massa visceral. Nela, estão os sistemas digestivo, excretor, nervoso e reprodutor. Ao redor da massa visceral, está o manto, responsável pela produção da concha. Entre a massa visceral e o manto, há uma câmara chamada cavidade do manto. Nos moluscos aquáticos, essa cavidade é ocupada pela água que banha as brânquias; nos terrestres, é cheia de ar e ricamente vascularizada, funcionando como órgão de trocas gasosas, análoga a um pulmão.
Uma característica marcante da maioria dos moluscos é a presença da concha. Trata-se de uma carapaça calcária, que garante boa proteção ao animal. Nas lesmas e nos polvos, ela está ausente; nas lulas, é pequena e interna.
3. Classificação
a) Classe Gastropoda ("estômago nos pés"): corresponde ao maior grupo de moluscos, marinhos, de água doce e de ambientes terrestres. São os conhecidos caramujos, os caracóis e as lesmas. A concha, quando presente, tem formato helicoidal.
b) Classe Bivalva (duas metades de concha): também são encontrados em água doce ou salgada. Sua concha possui duas partes que