RESENHA RESUMO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANDAS - DCH
COLEGIADO DE LETRAS - CAMPUS V
LETRAS, LÍNGUA PORTUGUESA E LITERATURAS
O SENTIDO DA NOVIDADE NA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
Santo Antônio de Jesus, outubro 2014.
Ana Maria de Souza Araujo
O SENTIDO DA NOVIDADE NA CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
Resenha-resumo apresentada ao componente de Estudo da Produção Literária no Brasil, do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Portuguesa e Literaturas, da Universidade do Estado da Bahia, como requisito de obtenção de nota na Unidade I do II semestre, sob orientação da professora Maria de Lourdes Almeida Motta.
Grupo: Ana Maria de Souza Araujo
Elisângela Sena Ribeiro
Fábio Souza Santos
Thainara Souza da Silva
Santo Antônio de Jesus, outubro de 2014.
O sentido da novidade na carta de Pero Vaz de Caminha
(Fonseca da, Luís Adão, O Sentido da Novidade na Carta de Pero Vaz de Caminha, REVISTA USP, 2000, n.45, p.38-47, São Paulo).
O autor – Natural de Lisboa, do ano de 1945, Luís Adão da Fonseca é professor da Universidade do Porto, em Portugal e membro da Academia de História e Português da Marítima Academia. Ele já publicou textos em vários países como, Portugal, Bélgica, Brasil, Bulgária, França, Alemanha, Itália, Espanha, Reino Unido e EUA.
A obra – O escrito de Luís Adão da Fonseca tem como referência o sentido da novidade na Carta de Pero Vaz de Caminha escrita e remetida ao Rei de Portugal D. Manuel I, no período em que acharam as terras brasileiras e assinala o espanto dos portugueses diante da observação de uma nova terra, uma nova gente e uma cultura desconhecida para eles.
Resumo – O efeito da descoberta de um “novo mundo” motivou Pero Vaz de Caminha, escrivão-mor da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral, que chegou ao Brasil no ano de 1500, a redigir uma carta ao rei D. Manuel I, relatando com detalhes a paisagem do litoral do nordeste brasileiro, os índios que habitavam, os primeiros