Resumo O Sentimento de Horna Na Sociedade Cabilia Bourdieu
1473 palavras
6 páginas
Resumo: “O sentimento de honra na sociedade Cabília” – Pierre Bourdieu- Amahbul (singular) e imalbah (plural) → indivíduo desavergonhado, foge-se do enfrentamento com eles, pois se sairia mal, mesmo que tivesse razão.
- Narrativas exemplo:
1) Conflito muro entre homem e o amahbul → medo de se envergonhar (bahdel). Diálogo do homem (domínio da dialética do desafio e da resposta) com o irmão do amahbul (sem a técnica da retórica cabília).
2) Conflito proprietário e seareiro → diálogo do proprietário (ignorava a retórica cabília) e o seareiro (implorando perdão) → censura da aldeia por o proprietário não aceitar a clemência → proprietário se envergonha e pede desculpas → vítima da ação de bahdel (elbahadla).
3) Conflito entre dois partidos → homem do partido z sofre intervenção de uma delegação de notáveis (marabus) que, a mando do partido y, faziam propostas que, se fossem aceitas, invocavam a paz (“o que não excluía que se viessem a retomar depois as hostilidades sob um pretexto qualquer, sem que ninguém achasse isso censurável”, p. 161). Mediadores debate → estabelecem o equilíbrio para evitar humilhação total (elbagadla) → desse diálogo z não aceita a proposta (não conhece o jogo retórico).
(Relação entre marabus e intermediários esquina e formado em Foote Whyte)
- Três narrativas → abstrair as regras do jogo do desafio e da resposta.
A igualdade na honra:
- Para que haja desafio é preciso que aquele que o lança considere o que recebe digno de ser desafiado (capaz de receber o desafio) → que o reconheça como rival de honra.
- Reconhecimento mútuo da igualdade de honra → dignidade de homem, conhecimento das regras do jogo e virtudes para respeitá-la (pode coexistir com desigualdade de fato).
- Desse reconhecimento mútuo decorre três corolários → regras:
1) Desafio e ofensa conferem honra → prova a si próprio e aos outros a sua qualidade de homem (thirugza) → não há nada pior do que passar despercebido.
2) Aquele que desafia um homem incapaz de responder ao