Resumo "o que é sociologia"
O surgimento da sociologia ocorreu num momento de grande expansão do capitalismo, causada principalmente pelas duas revoluções mais importantes do século XVIII, a Revolução Industrial e Francesa.
O desenvolvimento da indústria capitalista na Revolução Industrial provocou uma crescente industrialização e urbanização, o que causou grandes modificações nas condições de vida de milhões de pessoas. Estas situações sociais novas, feitas pela sociedade capitalista, fizeram com que a sociedade passasse a se constituir em "problema". Com isso, pensadores ingleses da época procuraram extrair dessas novas situações temas para a análise e a reflexão, tanto para manter como para reformar ou modificar a sociedade de seu tempo. Isto foi fundamental para a formação e a constituição de um saber sobre a sociedade.
Outra circunstância que também influenciou e contribuiu para a formação da sociologia se deve às transformações ocorridas nas formas de pensamento. As transformações econômicas que o ocidente europeu presenciou desde o século XVI, provocaram modificações na forma de conhecer a natureza e a cultura. A partir daí, o pensamento deixa de ter uma visão sobrenatural para a explicação dos fatos da natureza e passa a ser substituído pelo uso da razão e do método científico.
Essas novas maneiras de produzir e viver, proporcionaram um visível progresso das formas de pensar e contribuíram para afastar interpretações baseadas em superstições e crenças infundadas, abrindo espaço para a produção de um saber sobre os fenômenos histórico-sociais.
A Revolução Francesa também contribuiu bastante para o uso, cada vez mais frequente, da razão para explicar fenômenos naturais. O objetivo dessa revolução era mudar a estrutura do Estado monárquico e, ao mesmo tempo, abolir radicalmente a antiga forma de sociedade, promovendo profundas mudanças na economia, na política e na vida