Resumo - O que é Sociologia (Carlos Benedito Martins)
Introdução
A Sociologia é o conjunto de conceitos, de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social, sendo ela uma tentativa de compreensão da realidade capitalista. Esta área possui um forte desejo de interferir no rumo da civilização.
O autor tentará abordar a dimensão política da sociologia de forma suscinta porém sem deixar de demonstrar brevemente o que dizem os principais autores da Sociologia.
Capítulo 1
O seu surgimento coincide com o fim da sociedade feudal e consolidação da civilização capitalista. O mundo social com a Sociologia passou a ser uma nova área do conhecimento científico, sendo constituída por diversos pensadores que se importavam em entender a realidade que estava em curso no século XVIII. Foram os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução (industrial e francesa) neste século que a tornam possível.
A revolução industrial representou o triunfo da indústria capitalista. A transformação da atividade artesanal em manufatureira e, por último, em atividade fabril, desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade. Tais modificações produziram novas realidades para os homens dessa época.
Essas transformações eram mais evidentes em cidades industriais, estas cidades passavam por um enorme crescimento demográfico, sem possuir infraestrutura básica capaz de acolher toda população.
Houve então o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. Nesta trajetória, eles iam produzindo seus jornais, sua própria literatura, procedendo a uma crítica da sociedade capitalista e inclinando-se para o socialismo como alternativa de mudança.
Todos esses acontecimentos acabaram por caracterizar a