Resumo O que sociologia
Capitulo primeiro: O surgimento
Seu surgimento ocorreu no mesmo período da desagregação feudal e da consolidação da civilização capitalista. A sua criação é o resultado de um conjunto de pensadores que se dedicavam a entender as mudanças sociais que estavam ocorrendo nessa época.
Os acontecimentos no século XVIII colocaram problemas inéditos, para os homens que experimentavam as mudanças que ocorriam no ocidente europeu. As revoluções Industriais e Francesas constituíram o processo de instalação da sociedade capitalista.
A sociologia surgira apenas um século depois, os acontecimentos que a dupla revolução ocasionou a tornaram possível.
A Revolução Industrial representou o triunfo da indústria e do empresário capitalista, que gradativamente foram controlando os instrumentos de trabalho, desempregando um grande número de pessoas.
O avanço da sociedade capitalista representou a desintegração de costumes e instituições, e a, introdução de novas formas de organizar a vida social, a classe trabalhadora foi submetida, a novas formas de conduta e trabalho, até então desconhecidas por eles.
Entre 1780 e 1860 a Inglaterra havia mudado notoriamente. O país passou a comportar enormes cidades, com indústrias que espalharam produtos para o mundo inteiro. A formação de uma sociedade industrializada e urbanizada desencadeou uma maciça emigração do campo para a cidade, engajou mulheres e crianças em jornadas de trabalho de doze horas, sem férias e feriados, ganhando um salário subi existente.
Estas transformações modificaram radicalmente, as formas habituais de vida de milhares de seres humanos. As cidades passavam por um grande crescimento demográfico, sem possuir uma estrutura adequada de moradias, serviços sanitários e saúde para acolher os que se deslocavam do campo para a cidade.
As conseqüências foram tão visíveis quanto trágicas, aumentando a prostituição, o suicídio, o infanticídio, a criminalidade e doenças que dizimaram parte da população.
Os efeitos