Resumo O Nome da Rosa
William acaba tendo problemas quando chega ao monastério o inquisidor Bernardo Gui que consegue suas informações através da tortura e acaba ameaçando William para que pare com suas investigações se não ele seria perseguido e sofreria conseqüências.
A historia se baseia em torno da biblioteca, há livros que são estritamente proibidos de serem lidos, por conterem filosofia, teologia, ciências, etc; estes livros continham argumentos que poderiam quebrar dogmas religiosos, e assim a igreja perderia ainda mais o seu poder.
Havia um livro que continha veneno em suas paginas, e como era de costume folhar o livro e em seguida levar os dedos a boca as pessoas que entravam em contato com ele acabavam morrendo envenenadas. Um senhor tenta a todo custo guardar o segredo deste livro, tanto que foi ele mesmo que colocou veneno em suas paginas, porem em um acidente a biblioteca acaba pegando fogo colocando em risco os livros e o monge William, mas William de Baskerville consegue escapar e salvar o maximo possível de escritos.
Observa-se também no filme a pobreza que era comum no feudalismo, mostrando que o mosteiro ficava no alto da colina enquanto a classe mais pobre ficava embaixo. Nota-se como as pessoas eram exploradas por não serem de classe alta e não terem o