Resumo O mito da caverna
Através da leitura podemos compreender vários sentidos que a narrativa quis proporcionar. A primeira dela foi que a caverna representa nada mais nada menos que o mundo sensível e de aparências a qual vivemos, cheio violência, preconceitos, mentiras, ilusões, coesões, etc. Um mundo que estamos presos a todas a essas coisas ou seja, nós representamos aqueles prisioneiros.
A réstia de luz que projeta as sombras sobre o muro, são as ideias que a filosofia nos quer mostrar através de pensamentos e reflexões, basta a gente parar para refletir e ver se realmente queremos seguir aquilo que nos é imposto. As sombras são as coisas sensíveis que tomamos pelas verdadeiras, mas nunca paramos para pensar de como as informações chegam até nós. Será que toda informação realmente é verdade ? Será que não houve uma manipulação para que todos chegam a um senso mais próximo do comum ?. Essas são perguntas que todo prisioneiro deveria fazer a si próprio. Na minha sincera opinião, nem toda de informação é elaborada e passada corretamente.
Nos dias atuais, o meio mais importante de transporte dessas informações é a tecnologia, que a cada dia evolui mais. A tecnologia tem grande relação com o texto pois hoje é responsável por