Resumo O Curioso Caso de Benjamin Button
Carla Yamamoto Pimentel
Juliana Meneses
Ruam Oliveira
RESENHA: O Curioso Caso de Benjamim Button, de F. Scott Fitzgerald.
Período de pós Primeira Guerra Mundial, momento em que a Alemanha sofria as consequências do conflito e a Rússia estava no auge do Comunismo, Scott Fitzgerald publica, nos Estados Unidos, o conto “O Curioso Caso de Benjamin Button”, em 1922. Mais tarde a obra foi incluída no livro “Contos da Era do Jazz” do mesmo autor, nesse período, Scott também lança seu outro grande sucesso “O Grande Gatsby”.
O conto remete a uma época em que o status das famílias eram condições essenciais para um lugar na alta sociedade. A família Button era do ramo industrial e construiu uma reputação na cidade, assim, o nascimento do herdeiro era aguardado pela família, porém o inesperado acontece e nasce o “senhor” Benjamin Button. O desespero do pai da “criança” é com a reação dos amigos e familiares com seu filho de características exóticas e inusitadas. Já que na época, além de seu lugar na comunidade a aparência física era algo de grande destaque.
A sociedade em questão é um tema relevante na obra, já que muitas vezes o narrador cita a comparação feita pelas pessoas, sobre Button e sua companhia. Quando o protagonista chega a idade do pai, conhece sua futura esposa e os comentários na cidade são sobre a diferença de idade do casal, isso se repete quando Benjamin rejuvenesce e sua esposa já sofre com as marcas do tempo, o próprio Button questiona a fisionomia e vivacidade de sua mulher. Ou seja, é importante manter a imagem imposta por uma sociedade marcada pelas aparências, mas ele tenta manter seu casamento mesmo com tais diferenças.
Ao longo do conto podemos observar o poder da família Button na região, já que ninguém questiona o processo de “envelhecimento” do pequeno Benjamin. Muitas vezes ele é confundido em festas e em visitas na casa. Quando acompanhou seu pai num baile da região, a semelhança de idade impressionou os