Resumo e Fichamento de um texto científico
A ciência, como palavra, já está em nosso vocabulário há séculos. Seu conceito, desde os tempos primórdios, de sua definição, é de buscar o real da forma racional. O homem, pela sua constante evolução não se limitou a ser apenas um observador de tudo ao seu redor, então se torna um agente dominador que através de métodos e sistemas científicos busca uma causa e um objetivo das ações da natureza em volta. Dessa forma primária de agir cientificamente, o homem desenvolve, durante muitos anos, mais formas de lidar com a natureza e suas peculiaridades, eis que ocorrem revoluções metodológicas dentro do próprio campo do pensamento científico.
Através do modo experimental da ciência, e não mais o modo contemplativo, a ciência avançou cada vez mais . Eis que são conceituadas novas ciências como a química e a biologia, frutos de um verdadeiro método experimental que é o manuseio e a modificação de elementos da natureza para se chegar a um objetivo. Sendo assim, a ciência contemporânea não trata de observar causas visíveis e óbvias de um fenômeno natural, e sim entender pelo método o método da natureza. As relações semelhantes entre um fenômeno de uma disciplina e outra também são consideradas, desde que o mundo é totalmente interligado por fatores biológicos, o que faz a metodologia ficar cada vez mais complexa.
Para se chegar a modos tão complexos de observação e pesquisa, o homem teve que passar por inúmeras fases de conhecimento. Mesmo o ato de pensar foi algo desenvolvido ao longo dos séculos, sendo por experiências ou crenças. A parte considerada pelos estudiosos mais importante desse processo de desenvolvimento do conhecimento foi a de questionar, pois colocando em dúvida a realidade a sua volta é possível analisá-la e tentar entendê-la, partindo do pressuposto que na ciência pouco é o espaço para dogmas.
É um fato que na ciência o