Resumo e fichamento de documentário
CIÊNCIAS DO AMBIENTE
RESUMO E FICHAMENTO
PRIMAVERA-SP
2014
Resumo do documentário: “O Vale” de Marcos Sá Correia e João Moreira Salles.
O Vale do Paraíba é uma região sócio-econômica que abrange parte do leste do estado de São Paulo e sul do estado do Rio de Janeiro, o nome deve-se ao fato de que a região é a parte inicial da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.
A ocupação do Vale do Paraíba com a cultura cafeeira e logo em seguida com a pecuária leiteira teve efeitos devastadores sobre a vegetação original, que era composta de florestas virgens. Somente as terras que eram muito acentuadas ou de acesso muito difícil foram poupadas.
A instalação de indústrias pesadas em cidades vizinhas, principalmente siderúrgicas, a partir da década de 1930 acarretaram nova onda de destruição, pois até utilizavam lenha ou carvão vegetal como combustível, e de acordo com ex-trabalhadores da região, a cada cem sacos de carvão eram cinquenta árvores derrubadas.
A consequência disso, é que a paisagem hoje predominante na zona rural da região do Vale, é composta de pastagens fracas em solos muitas vezes quase expostos, pequenos capões de mata secundária, poucas áreas cultivadas e algumas manchas de reflorestamento com eucalipto.
Atualmente, O Vale do Paraíba é o segundo maior produtor de leite do país. Mas por questões sociais, econômicas e políticas, a produção de leite se encontra em decadência, mas ainda sustenta boa parte da população rural dos pequenos municípios.
A partir da decadência do café, as grandes fazendas passaram a ser divididas em heranças familiares, e esse processo se multiplicou e que acabou resultando numa região pontuada por pequenas propriedades e produção agropecuária marcadamente familiar.
Do ponto de vista ambiental, perdeu-se muito em biodiversidade, os maiores problemas ambientais são a poluição do rio Paraíba por resíduos sólidos domésticos e industriais sem