acne
A C N E
Porto Velho, abril - 2014
Produção textual desenvolvida pela aluna do Curso Superior de Estética e Imagem Pessoal
DISCENTE:
DISCIPLINA: Fundamentos de Anatomia, Fisiologia e Dermatologia
DOCENTES: Vânia Terra Malachias Poliana Galindo de Almeida Milreu
INTRODUÇÃO
Esta produção textual aborda as principais causas da acne, sua predisposição, fisiopatologia e tratamento, a partir do quadro clínico apresentado por um cliente. Trata também da ética do profissional de estética no exercício de sua função.
ACNE
As glândulas sebáceas são responsáveis pela produção do sebo, através da estimulação hormonal dos hormônios sexuais andrógenos como a testosterona. Sabe-se que na acne há maior produção de sebo em decorrência do aumento da atividade da glândula sebácea.
Nesta mesma etiopatogenia ocorre a hiperqueratinização folicular que é um processo exacerbado de produção de queratina na camada córnea com consequente formação de oclusão no orifício do canal folicular. Dessa maneira, há uma dificuldade na liberação desse sebo que fica no canal folicular, dando origem ao que é chamado de comedão. Também ocorre colonização bacteriana os microorganismo mais envolvido com o desenvolvimento da acne são probionibacterium acnes. Com o aumento da produção do sebo instala-se um meio favorável a proliferação bacteriana na acne.
Existem também liberação de substâncias pró-inflamatórias nestas ocorrem a liberação de substâncias que vão levar a formação de um processo inflamatório bem característicos da maioria dos graus de acnes.
Os fatores que predispõem a acne são herança genética, doenças sistêmicas, estilo de vida, problemas