Resumo e analise “catolicismo no brasil contemporâneo: reavivamento e diversidade”,
Texto: “Catolicismo no Brasil Contemporâneo: reavivamento e diversidade”, de Cecília Loreto Mariz
Caio Carneiro e Felipe Arêas
Resumo e análise
A vida na sociedade contemporânea é marcada pela diversidade cultural e religiosa. Em decorrência da globalização, o plano religioso tende a se diversificar dentro das nações, o que coloca em sério risco o que a autora chama de “monopólios religiosos”. O termo parece se referir às grandes religiões do mundo, as quais dominam muitas vezes países inteiros, como é o caso do Islã no oriente médio, o catolicismo no Brasil, dentre outras. São monopólios por que estão tão fortemente instaladas nos seus respectivos países, que vão muito além do âmbito religioso, influenciando diversas esferas das sociedades, desde hábitos, costumes, até o regime político, como é o caso do Irã.
Esses monopólios vêem-se ameaçados com a globalização, que tem como tendência, o caminho contrário: o da pluralização. Mas, ao contrário do que pode parecer ao senso comum, isso não significa que a espiritualidade venha caindo no Brasil, na verdade, vem acontecendo o contrário: cada vez mais, aqui, as pessoas se afirmam sem religião, mas cresce o número daqueles que crêem em algo.
Tomando esses dados em vista, a autora observa que aqui no Brasil, o sempre predominante catolicismo vem sofrendo mudanças, se diversificando, enquanto, ao mesmo tempo, a população vivencia um reavivamento religioso, ao contrário de como analisou Peter Berger (1985), que entendia o pluralismo como causador de uma menor mobilização religiosa.
Opondo-se a essa análise, é dito que a perda do monopólio da igreja católica induziria a uma renovação nessa religião, intensificando a prática pelos fiéis. A autora traz também dados estatísticos, os quais apontam para o maior engajamento na prática religiosa católica e o crescimento (não é crescimento numérico) da RCC (renovação carismática católica).
Com a diversificação, continua forte um catolicismo popular