Resumo a Mão e a Luva
Estevão e Luís Alves eram amigos de faculdade e dois anos antes de sua formatura, durante as férias, Estevão estava triste, pois Guiomar, a quem “amava profundamente”, simplesmente não sentia nada por ele. Estevão queria se suicidar naqueles momentos, mas os conselhos de Luís Alves o fizeram voltar à faculdade curado daquele amor perdido.
Passados alguns anos os dois já estavam formados e se reencontraram. Luís Alves havia se tornado um ambicioso advogado, e ingressado na carreira política, e Estevão ainda era um iniciante. Estevão foi passar alguns dias na casa de Luís, e logo no primeiro dia pela manhã, enquanto estava sentado no jardim da casa, viu uma linda moça que tinha saído da casa da vizinha. De longe ele ficou observando ela e quando ela se aproximou mais da vista de Estevão ele já estava interessado na moça que era ninguém menos que Guiomar. Estevão logo foi a cerca para ter uma conversa com ela, conversaram um pouco, e ela logo teve que sair para acompanhar a madrinha dela para uma caminhada matinal. Luís sabendo da história deu a Estevão o trabalho de tratar de alguns negócios da família da baronesa.
Guiomar perdeu sua mãe ainda nova, e vendo o sofrimento dela, a baronesa, madrinha de Guiomar decide adotá-la para viver juntamente com sua filha que mais tarde também morre. Sobrando então somente a sua enteada, que cria com muito amor e afeto, desprezando o fato de que não era a sua mãe biológica. A menina se tornou mais uma das moças da corte. Sua madrinha queria que ela se casasse com Jorge, sobrinho seu, um rapaz bom.
Certo dia, Estevão tomado de coragem decide se declarar para ela em uma festa que ocorreu em sua casa, mas não obteve sucesso, ela disse que não queria. Observando de longe o acontecimento mais sem deixar que seja vista a baronesa logo percebe qual foi a intenção de Estevão. Preocupada em casar sua filha com Jorge, a Baronesa chama Mrs. Oswald e conta com quem ela queria que Guiomar se casasse, e pede ajuda.
Até que