RESUMO: A EMERGÊNCIA DO CYBERSPACE E AS MUTAÇÕES CULTURAIS
Espaço cibernético: É um novo espaço de interação humana, que já tem uma grande importância no plano científico e econômico, e que está se ampliando e desenvolvendo em outros campos. Atualmente tudo se encontra na esfera tecnológica, desde imagens a musicas e o que garante tanto poder a essa mídia é a capacidade de interação, em que há um centro emissor e uma infinidade de receptores. Isto é chamado de Um e Todo.
Um e Um e Todos e Todos: O dispositivo Um e Um ocorre quando não tem uma participação do coletivo na comunicação, ou melhor, ela é direta entre uma pessoa e outra, como é o caso do telefone. A interação Todos e Todos é a emergência da inteligência coletiva.
Banco de dados do espaço cibernético: As mensagens não são mais fixas, sendo que o importante é que estas estejam sob a forma de rede, já que a informação já existia em uma enciclopédia ou dicionário. O leitor, agora participa da própria redação do texto, com um autor coletivo e que está sempre em transformação.
Uma nova política: A emergência de uma nova inteligência coletiva tem potencializado vários aspectos como o pensamento e a imaginação, devido às formas de cooperação e coordenação em tempo real. Por isso, é necessário que as informações difundidas por essa mídia não se restrinjam a poucos grupos e busque a diversidade, lembrando que quanto mais usuários as utilizem, mais aperfeiçoadas e desenvolvidas elas se tornam.
Os 4 ideais do saber: O saber, antes da escrita era ritual, místico e encarnado por uma comunidade viva, pelos mais velhos. A partir da criação da escrita, o livro passou a se tornar a forma de conhecimento mais tradicional. Com o advento da imprensa, as bibliotecas se tornaram a nova forma de conhecimento e já eram uma espécie de hipertexto. Atualmente este hipertexto não consegue acompanhar a velocidade de circulação de informações, já que estas são um fluxo em que o coletivo é o portador do conhecimento. Dessa