Resumo: a comunicação empresarialum estudo evolutivo das teorias das organizações maria terezinha angeloni caroline brito fernandes
360 palavras
2 páginas
O artigo destina-se a analise da comunicação dentro das empresas. É a área que sofreu maior mutação ao longo dos anos, isso porque o avanço tecnológico introduziu novas formas de abordagem através da internet e telefonia dada à velocidade desses meios.Analisando o tema mais teoricamente observou-se a comunicação por meio das teorias das organizações.
CORRENTE RACIONALISTA CLÁSSICA (Taylor/ Fayol/ Weber):
Teoria baseada no autoritarismo e não no conteúdo e eficácia da informação, os funcionários são passivos e apenas recebem informações de superiores. Recebimento de ordens muito formal, sem quebra do elo para fluir a comunicação. Apenas um fala.
CORRENTE PSICOLÓGICA (Mayo / Leavitt):
Iniciou o progresso da comunicação apresentando a psicologia como membro importante da organização. Mostrou a necessidade dos indivíduos de relacionarem-se trocando informações e não apenas só ouvindo-as. Mesmo com o grande progresso ainda havia centralização de poder.
CORRENTE SOCIOLÓGICA (FRIEDBERG):
Destina-se ao estudo da comunicação, o comportamento do individuo no âmbito da organização é norteado pelo estilo organizacional adotado pela companhia, sendo este um determinante do comportamento. Os funcionários são então atores na organização, agindo conforme os limites e interesses de seus superiores e de si próprios. Inicia-se a distribuição do poder democrático.
CORRENTE MANAGERIAL (Simon / Drucker):
Apresenta os indivíduos de maneira ativa, com vontade própria. Busca a coordenação em todos os níveis hierárquicos, padronizando as relações por regras oficiais.
CORRENTE DA ADMINISTRAÇÃO PÓS-INDUSTRIAL (Ouchi / Peters / Waterman):
Esta corrente admite que o executivo deva, além de suas funções e características primordiais, ser um bom comunicador e animador. Já que ele deve estimular novas ideias estimulando o diálogo informal.
CORRENTE CONTEMPORÂNEA (Davenport / Prusak / Nonaka / Takeuchi):
A Comunicação passa a ser uma função básica da organização e torna-se pilar de