Resumo a arte a guerra
(Autor Sun Tzu)
Introdução
Pouco se sabe sobre o General Sun Tzu, mas segundo alguns historiadores ele foi súdito do Rei de Wu, um grande conhecedor das estratégias militares e acumulou muitas vitórias nas batalhas.
Neste livro o autor expôs a importância da obediência, disciplina, planejamento e motivação, que são abordados em cada um dos treze capítulos que formam esse exemplar.
Este livro nos mostra muito além de uma guerra mostra quais são os princípios de uma guerra, e que sempre devera existir uma estratégia “a arte de estratégia” citada no livro. Mostra que o auge da excelência e atacar os planos do inimigo, que se houver uma boa determinação e souber aplicar os elementos da arte da guerra que é “noção de espaço, a avaliação das quantidades, os cálculos, as comparações e as possibilidades de vitória” serão ótimos guerreiros. Ensina-nos a como avaliar as capacidades de cada um ou entender as artes de convivências, que em um campo de batalha nada é em vão, nenhum passo nenhuma estratégia. Que em uma guerra há necessidade de analisar os cinco fatores:
_ caminho: que mostra as idéias e objetivos dos povos,
_ clima: dia ou noite, sol ou chuva, calor ou frio,
_ terreno: as condições do campo de batalha,
_ comando: as virtudes do comandante,
_ doutrina: uma forma de comando de forma rígida. A melhor forma de vencer o inimigo e o provocando, deixando ele cansado, criando atrito em sua tropa..
Uma guerra necessita de um excelente gerenciamento, verificando o que será necessário levar, tomar todas as precauções necessárias.
Antes de entrar em uma batalha é necessário refletir: “Conheço meu inimigo a ponto de derrotá-lo, conheço a mim mesmo, qual é o meu objetivo nesta batalha, meu exercito esta motivado, bem treinado, bem orientado”.
Para ser invencível depende do próprio guerreiro e dos erros de seu inimigo quando bem aproveitados. O próprio Sun Tzu disse: “Administrar um exercito grande é, em principio, igual a administrar