Resumo A Arte de Fazer Um Jornal Diário
Acredito que como o próprio autor disse, que devem ser feitas inovações no modo de como se faz um jornal; que com algumas inovações e mudanças o jornal realmente se tornaria mais atraente para os leitores e ganharia mais assinantes e patrocinadores. Evoluir não é mudar radicalmente, mas sim melhorar o que falta. E como ele mesmo falou, os jornais devem começar a publicar notícias com começo, meio e fim, e não deixa-las pela metade, sem que o leitor saiba o que realmente aconteceu.
Ele conta que os motivos para o jornal ser feito durantes anos do mesmo modo, é que os donos de agências de jornais têm medo ousar, mudar e que é também por causa do lead, que é o que a torna mais atraente logo nas primeiras linhas. Fazendo com que o jornal caia sempre na mesmice, se tornando algo repetitivo e cansativo para os seus adeptos, pela forma que este sempre é feito.
Ricardo também fala que o jornal para ser mais adquirido deveria informar sobre o desconhecido, o amanhã e, que devemos usar o lead com sabedoria e criatividade para prendermos a atenção do leitor e não usa-lo no título e subtítulo, porque depois se torna repetitiva a notícia com as mesmas informações no meio do texto, para que assim eles a leiam até o fim.
Concordo com Noblat, nada é mais tedioso que ler uma notícia com as mesmas informações que foram publicadas em outras mídias, ou que a notícia fala o mesmo que o título falava, o título deve chamar a atenção do leitor e a notícia prende-lo com suas informações organizadas de um modo criativo e informativo.
O autor diz que o jornal deveria transmitir entendimento, e concordo