Resumo a arte da guerra
2. Condução da Guerra: “as consequências internas da guerra e a ênfase na rapidez e eficiência das ações de forma a conservar a energia e os recursos e assim minimizar o desgaste causado”.
3. Estratégia Ofensiva: refere à importância de manter intacto o maior número de coisas possíveis - o melhor seria mesmo vencer as batalhas mesmo sem lutar; refere ainda à importância do conhecimento do inimigo e de nós próprios para vencer as batalhas: "Chegando a um impasse, muda; depois de mudar, podes prosseguir.”.
4. Disposições Táticas (ou O Poder da Defesa): coloca a ênfase na disposição das tropas no terreno e declara que o segredo da vitória está na adaptabilidade e inescrutabilidade. Torna-te invencível, diz ele, e enfrenta o adversário no momento em que ele é vulnerável: "Os bons guerreiros tomam posição onde não podem perder e não descuidam das condições que tornam o inimigo propenso à derrota." Revendo essas condições, Sun reelabora alguns dos pontos principais para a avaliação das organizações, tais como a disciplina e a ética versus ambição e corrupção.
5. Energia em Potência: é relevada a força, ou o ímpeto, a estrutura dinâmica do grupo em ação, a coordenação, a coerência da organização e são apresentados diversos métodos de ataque e defesa. Ele enfatiza a mudança e a surpresa, empregando variações intermináveis de táticas e usando