resumo Yuck Factor
Autor: Diane P. Dupont.
Professor de Economia na Universidade de Brock. Dupont atua na área de avaliação de mercado, com um foco particular sobre os recursos hídricos.
Resumo:
O estudo realizou uma pesquisa de opinião no Canadá (considerado um país privilegiado em termos de riqueza de água), para saber a disposição de uma amostra da população em pagar por um aumento de oferta de água de abastecimento com efluente de esgoto tratado, para evitar restrições de uso de água no verão, por exemplo, com rega de gramado.
O estudo cita que os primeiros esforços para uso de águas residuais domésticas foram impedidos pelo fator “eca” e ainda previam que os consumidores deveriam ser pagos por consumir águas de recursos tidos como inferior. Porém, com o aumento da consciência da escassez de água e avanço dos tratamentos de águas residuais, a situação está mudando conceitos.
Os entrevistados por uma empresa de marketing e pesquisa (Ipsos-Reid) foram questionados, se estariam dispostos a pagar um valor adicional em sua conta de água para uso doméstico. Um total de 1.135 respostas completas foi obtido.
Na pesquisa os entrevistados deveriam analisar duas alternativas: uma de restrições no uso de água no verão, incluindo rega gramado, em dias alternados, e ainda no período da manhã ou tarde; e a outra foi que os entrevistados poderiam evitar restrições do uso de água, através do aumento da água de abastecimento para vaso sanitário com efluente de esgoto tratado. Foi informado aos entrevistados que no caso de manter o status atual, com restrições do uso de água, as contas de água não alterariam valores. No entanto, para a outra alternativa, as contas de água teriam que aumentar o valor a fim de apoiar as mudanças de infra-estrutura necessárias.
Como resultado foi obtido que 80% dos entrevistados concordaram em usar águas de efluente de esgoto tratado, sendo que 59%