Evolu o dos eventos 1
Informações retiradas do "Livro Organizacao de Eventos" de Aluisio Ferreira Gomes
Com a queda do Império Romano, o romano, o triunfo do cristianismo e o estabelecimento de reinos germânicos e, terras que haviam sido romanas marcaram o início da Idade Média.
Para o Turismo de Eventos, a Idade Média foi bastante significativa, pois praticamente plantou as bases para o desenvolvimento desse tipo de turismo. Foi marcada por uma série de eventos religiosos e comerciais, que causaram o deslocamento de um grande número de pessoas, como membros do clero, mercadores e outros. Os principais tipos de evento que marcaram essa época foram os religiosos (os concílios e as representações teatrais) e os comerciais (as feiras comerciais).
A revolução industrial operou grandes mudanças na sociedade transformando a economia manual em mecanizada.
Todas essas mudanças que se processaram refletiram também nos tipos de eventos realizados, causando o surgimento dos eventos científicos e técnicos.
Para Miyamoto, eventos científicos são aqueles promovidos por entidades ligadas aos ramos das ciências naturais e biológicas. Conforme suas características, podem denominar-se: mesas-redondas, simpósios, seminários, conferências, cursos, painéis, congressos e outros. Os eventos técnicos são aqueles realizados por entidades ligadas às ciências exatas e sociais.
O Turismo e o turismo de eventos como atividade organizadora surgiram no século XIX, quando o inglês Thomas Cook organizou a ida de um grupo de pessoas para participar de um congresso.
Turismo, que teve suas origens nas feiras comerciais da Idade Média, tornou-se atividade organizadora no século XIX. Recebeu contribuição de outros tipos de evento, como eventos esportivos, feiras de amostras e, principalmente, das exposições universais.
Os eventos religiosos: os concílios e as representações teatrais
Os principais concílios
O primeiro concílio registrado nessa época foi o