Resumo Teoria do behaviorismo
O behaviorismo estuda o comportamento do indivíduo no ambiente em que está inserido, criando situações que o estimulem ou o reprimam a um comportamento esperado ou inesperado respectivamente. Diz que o indivíduo pode ser condicionado a agir de certo modo de acordo com a intervenção do ambiente.
Principais conceitos
O Behaviorismo radical baseia-se no estímulo e controle comportamental do indivíduo como ferramenta de ensino. A repetição também é uma ferramenta utilizada para fixar o conteúdo através da memorização, e por fim o aprendizado.
O comportamento é trabalhado de forma que quando o comportamento é desejado resulta num elogio ou ação positiva, e um comportamento indesejado numa ação negativa ou repreensão, contando com o controle dos estímulos com reforçamento ou punição. Esse processo é repetido várias vezes até que o comportamento do individuo seja automático.
Representantes:
John B. Watson
Vladimir Mikhailovich Bechterev
Ivan Petrovich Pavlov
Burrhus Frederic Skinner
Visão do processo ensino-aprendizagem
Com relação a aprendizagem é importante ressaltar a participação ativa entre educando e educador. O processo behaviorista não vê o objeto de estudo como meramente passivo, mas como participante ativo que responde ao ambiente e é afetado diretamente por ele antes e depois de sua ação. Os estímulos naturais são mais prezados, tendo uma proporção e efeito maior que a punição. A repetição é importante pois é a ferramenta para manutenção ampliação, ou redução da probabilidade de ocorrência futuras de respostas similares .
É importante ter sempre em vista o controle dos estímulos, os tipos e esquemas de reforçamento que são utilizados no processo de ensino-aprendizagem, onde eles devem ser intensificados, instalados, diminuídos ou eliminados de acordo com o progresso do indivíduo.
Mais importante do que repetir e fazer o indivíduo decorar o caminho para o acerto é conscientizá-lo da finalidade, da utilidade do conhecimento