resumo stress
"Stress"
De ABEL MATOS SANTOS e JOÃO JÁCOME DE CASTRO; in Análise Psicológica (1998), 4 (XVI): 675-690
Aluno: Vítor Rodrigues nº 31303
Curso: Curso de Especialização Tecnológica em Gerontologia
O Stress
O Stress contraria e põe em causa a manutenção do equilíbrio harmonioso dos seres vivos.
Conceitos relacionados com o Stress foram evoluindo desde há mais de dois milénios.
Surgiram diversos indivíduos ao longo da história com várias explicações e definições para o conceito em causa, até que, nos tempos presentes, se conceptualiza o Stress de três formas distintas.
A primeira conceção descreve o Stress como um estímulo, tendo origem no ambiente (por exemplo ter um emprego altamente stressante).
A segunda conceção encara o Stress como uma resposta (resposta esta que tem duas componentes relacionadas, a psicológica e a fisiológica), centrando-se nas reações das pessoas aos acontecimentos estressores (acontecimentos estes que incluem eventos catastróficos, eventos de vida mais traumáticos e circunstâncias crónicas).
A terceira conceção descreve o Stress como um processo que inclui acontecimentos estressores e respostas de tensão, adicionando a relação entre a pessoa e o meio que a envolve (este processo envolve interações contínuas entre a pessoa e o meio). Daqui ressalva que o Stress não é somente um estímulo ou uma resposta mas antes um processo no qual o indivíduo é um agente ativo que pode influenciar o impacto de um acontecimento estressor através de estratégias comportamentais, cognitivas ou emocionais.
Constata-se, por tudo o referido anteriormente que os acontecimentos traumáticos de vida ou agentes estressores produzem tensão nas pessoas ao nível biológico, psicológico e dos sistemas sociais, surgindo aquilo a que se chama de Reações Biopsicossociais ao Stress.
1. Aspetos biológicos do Stress: reações fisiológicas próprias (ritmo cardíaco e respiratório aumenta e os músculos podem