Resumo Sociologia Geral - Guy Rocher
Teorias da Comunicação – Turma B
Patricia da Silva Nascimento – 130128775
SOCIOLOGIA GERAL
O texto de Guy Rocher tem como objetivo analisar a sociedade através dos impactos da Revolução Industrial, que mudou as condições de vida e a organização social dos homens, criando a partir daí uma nova estrutura. Vem daí a dicotomia que estudaremos: Sociedade Tradicional e Sociedade Tecnológica. Os três aspectos usados para comparação nesse texto são: estrutura econômica, organização social e mentalidade.
SOCIEDADE TRADICIONAL
Sua estrutura econômica caracteriza-se pela simplicidade: utilização direta de bens provenientes da cultura de solo, caça, pesca etc. Os materiais utilizados são os oferecidos pela natureza: madeira, pedra, argila, pele animal, etc. Sendo este último utilizado inclusive como vestimenta. A tecnologia é arcaica (força animal e da natureza) e a divisão do trabalho baseia-se basicamente nos quesitos sexo e idade. Todos esses fatores combinados geram uma economia de subsistência, onde não há excessos e, portanto não há comércio.
A organização social estrutura-se em dois pilares: parentesco e grupo de idade. O parentesco funciona como diferenciador social. Nesse contexto é extremamente importante fazer parte de uma família, seja como elo sentimental ou como auxílio em momentos de dificuldade. Os grupos de idades, que cortam horizontalmente os grupos, caracterizam basicamente o nível de sabedoria dos grupos: quanto mais velho mais sábio. As cerimônias de passagem de idade também são consideradas ritos importantes.
A mentalidade da sociedade tradicional baseia-se no empirismo, na experimentação. A tradição também tem um peso importante, pois é a experiência em si transmitida através do tempo, ideia essa que leva a um conceito de conservantismo, a resistência a tudo aquilo que foge ao conhecimento obtido através da tradição.
SOCIEDADE TECNOLÓGICA
A expansão do meio técnico (caracterizado pela intervenção de